quinta-feira, 28 de março de 2013

Dia do Índio terá apresentação da dança Iakuigady, na aldeia Pakuera


Na Aldeia Pakuera, dos índios Bakairis, no Estado do Mato Grosso, estão sendo realizados os preparativos para a dança Cultural Iakuigady, que será apresentada na comemoração do dia do Índio, no próximo dia 19 de abril.

Todos os dias, no período da tarde, no pátio em frente a casa Sagrada kado ety, as principais lideranças tradicionais culturais e pajés realizam uma reunião com a comunidade indígena local e com os donos dos iakuigady e do kuanby, para uma discussão e decisão sobre a dança.

A dança iakuigady é sempre realizada no período de estiagem, compreendendo os meses de maio a agosto. Os participantes desta festa são somente homens, anciãos, pajés e jovens, as crianças ficam mais na observação e as mulheres participam no preparo de alimentos: pogu anji, pogu samu, tamixi, awadu, podo kanra, para oferecer ao iakuigady e na confecção de indumentárias de uso nos braços, nas pernas e cinto materiais feitos de algodão os quais são usadas na dança.

Todos os iakuigady e os kuanby são enfeitados de urucum, carvão, resina e tabatinga, e o dançador também usa os mesmos materiais. Essa dança é realizada tanto de dia como também a noite, mas somente nas casa do dono destas máscaras Iakuigady e kuanby. Após a dança da noite, todos os iakuigady e os kuanby percorrem a casa do seu dono para buscar comida e levar à casa sagrada onde estes alimentos são divididos entre todos os participantes da dança. Iakuigady é espírito dos peixes.

PROFESSOR ALINOR AIAKADE KALUIAUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário