Historia da escola kurâ Bakairi

pagina em construção.
Para Darlene Taukane (1999) a historia da educação escolar do povo Bakairi “os kurâ Bakairi” como são chamados tem início a partir do ano de 1922 com a implantação do primeiro posto Indígena Simões Lopes com a comissão do Marechal Rondon no ano de 1920. Foi implantada a primeira escola na terra indígena Bakairi cujo nome denominado de “Escola Rural Mista do Posto Indígena Simões Lopes”. Para esta autora no período entre o ano de 1920 até o ano de 1984 a escola na terra Indígena Bakairi passou por um momento de adaptação por parte dos professores que lecionavam, isto é, um professor não indígena ficava um período na aldeia ensinando os alunos Kurâ Bakairi e outro período permanecia em sua casa na cidade em que vivia. Embora este modo de ensinar fosse bem vindo naquele tempo, a mudança se inicia a partir do ano de 1985, quando a escola torna-se real para os Kurâ Bakairi com as aulas sendo ministradas pelos próprios professores Bakairi
A partir de então novas conquistas foram alcançadas, tais como melhor infra-estrutura com biblioteca, sala de informática, internet, etc.

Com o desenvolvimento e avanço nas idéias e consciência políticas de cada Kurâ Bakairi a educação escolar tem se tornado cada vez mais importante entre povos Bakairi. A escola tem permitido conquistas é por esta escola que conquistamos e seremos alguma coisa para trabalharmos em benefícios do nosso povo. Ela propicia o surgimento de mais um líder na aldeia. Por isso, chegamos ao ano de 1994, onde a nossa escola passa a ter turmas de nível médio como sala anexo, porém é necessário. E pela primeira vez na historia dos Kurâs Bakairis logo em ano de 2006 a nossa escola passa a ter o DIRETOR E SUA EQUIPE TECNICA pelos propios Kurâs Bakairis que foi o Professor Paulo Kavopi durante dois (02) anos de mandato que foi um sucesso, porem, seguindo as normas do não indigenas tivemos que escolher outro para proximos mandatos, e sendo esta opção a escolha da comunidade foi para escolha de outro professor o Arlindo R. Kogapi passsou a ser então DIRETOR por dois anos 2008 2009 e teve seu trabalho reconhecido pela comunidade e foi reconduzido por mas dois anos 2010 e 2011, que tem por merecido a forma de aplicar o seu conhecimento na sua propria comunidade na terra Indigena Bakairi municipio de Paranatinga MT.
Atualmente a escola oferece o ensino fundamental e médio e com turma de educação de jovem e adulto. Possui também sala de informática com internet, biblioteca, sala dos professores, e desde professores indígenas Bakairi ate a parte de auxiliar administrativa servindo atualmente na escola. Pela historia do povo Bakairi, aceleração da modernidade chega há pouco tempo, mas com o avanço na escola a modernidade e vista por cada pessoa Bakairi como uma nova ferramenta de comunicação, de informação, de qualificação para o enfrentamento do novo método de educação escolar indígena em especial a educação escolar Indígena Bakairi e a educação Kurâ Bakairi. Atualmente, temos professores Bakairis graduados e pós-graduado lecionando e educando na sua propia comunidade que são os seguintes professores: Agnaldo Rondon Kogapi Licenciatura em Pedagogia; Paulo kavopi Licenciatura em Linguas; Magno A. da Silva bacharel em economia; Valdo K. Xagope Licenciatura em ciencias da Matematica; Evandro Mahuiaiawa Licenciatura em ciencias da Matematica; Jeremias Pioure Licenciatura em ciencias da Matematica; Reginaldo I. Xerente Licenciatura em ciencias socias; Apolonio Apiaga Licenciatura en Linguas; Voldomir Ianu Licenciatura em ciencias da Matematica; Marcio Alua licenciatura em Linguas; Arlindo R. Kogapi Licenciatura em ciencias da Matematica; Marinho U. Xerente Licenciatura em Pedagogia.